Nilton Rasta, percussionista e ativista cultural, morre em Feira de Santana aos 63 anos

José Ivanito de Jesus Portela faleceu na manhã de segunda-feira (29). Ele lutava contra um câncer de próstata e sofria com fortes dores e quadro de fraqueza.

Foto: Divulgação - Redes Sociais - Nilton Rasta: percussão, cultura e resistência

José Ivanito de Jesus Portela, o Nilton Rasta, foi um dos grandes nomes da cultura afro de Feira de Santana. Percussionista, artesão de instrumentos, capoeirista e ativista, ele dedicou mais de 30 anos à valorização das tradições afro-brasileiras.

Presidente do Afoxé Pomba de Malê, símbolo de identidade e resistência do bairro Rua Nova, Nilton também levou sua arte a palcos nacionais e internacionais, incluindo apresentações no Japão e nos Estados Unidos.

Diagnosticado com câncer de próstata em 2024, contou com a solidariedade da comunidade artística, que organizou shows beneficentes para ajudar em seu tratamento. Faleceu em setembro de 2025, aos 62 anos.

Seu legado permanece vivo nos tambores, no afoxé e na memória coletiva de Feira de Santana, onde será sempre lembrado como um mestre da cultura popular e da resistência afro-brasileira

Comentários